Project Description
Objectivo que responde no programa de Desenvolvimento da Progresso
Promover uma sociedade pacífica, inclusiva e participativa para o desenvolvimento sustentável, como enfoque para as províncias de Cabo Delgado e Niassa.
Objectivo geral
Aumentar a coesão social e a resiliência à radicalização em cinco distritos do norte de Moçambique afectados pela instabilidade.
Resultados esperados
Aumentado da confiança entre os residentes acolhedores e os deslocados acolhidos;
Melhorada colaboração entre as principais partes interessadas em questões relacionadas com conflitos.
Racional do projecto
A partir de 2017 Moçambique presenciou um conjunto de ataques armado na região norte do país, com forte escalada de violência nas províncias de Cabo Delgado e Niassa. Como consequência destes ataques, inúmeras famílias deslocaram-se nas suas zonas de origem, e o número de deslocados internos (IDPs) aumentou de 172.000 em Abril de 2020 para mais de 732.000 em Maio de 2021. Esta situação vem arrastado um conjunto de problemas sociais aliados a fraca coesão social entre as comunidades acolhedoras e os deslocados internos no norte do país, fundamentalmente nas províncias de Cabo delgado e Niassa.
Dados do projecto
Novembro de 2022 – Abril de 2024
União Europeia
Fundação Aga Khan e a Rede de Pacificadores Religiosos e Tradicionais Finn Church Aid (NRTP/FCA), Governo dos Distritos de Majune e Marrupa.
Provincia do Niassa (Distritos de Majune e Marrupa)