Editora

Home/Editora
Editora 2017-12-14T16:00:24+00:00

A Editora da Associação PROGRESSO

Missão e actividades da Editora

Desde 2001 que a Editora é o braço editorial da Associação PROGRESSO, tendo começado com regularidade as suas actividades em 2003. A sua missão é a de produzir materiais impressos para a consolidação e enriquecimento dos programas e actividades da PROGRESSO e contribuir para o desenvolvimento das línguas moçambicanas através da produção de materiais nessas línguas.

Ao longo dos anos, a Editora acabou por publicar títulos em vários domínios, incluindo:

  • o ensino bilingue,

  • a educação de adultos (livros de alfabetização e livros que transmitem ensinamentos práticos relevantes e desenvolvimento de habilidades para a vida),

  • a literatura infantil em português e em línguas locais (livros que promovem o gosto pela leitura e ao mesmo tempo que transmitem valores),

  • materiais de apoio para os professores e materiais complementares aos manuais escolares do ensino primário.

A Editora publica livros, folhetos, cartazes, álbuns seriados, o boletim “Revista da Associação PROGRESSO”e a Revista infantil “Gira Sol”.

Financiamento das actividades da Editora

As actividades da Editora são financiadas, de forma consistente, pela Associação PROGRESSO através de fundos disponibilizados pela Embaixada da Irlanda, SOGA/GIZ, União Europeia, Banco Mundial, entre outros. Estes doadores e organizações internacionais também fornecem fundos especiais para títulos específicos (através da aquisição de tiragens inteiras ou parciais).

Apesar de ainda não ser suficientemente sustentável, outra fonte de renda da Editora consiste na prestação de serviços para terceiros, ou seja produção de materiais (em português e em línguas locais).

Competências da Editora

A Editora transformou‐se numa organização editorial integrada, especializada na produção de títulos de qualidade e editorialmente desafiantes em português e em línguas locais do norte de Moçambique.

Tal competência em edições de qualidade assenta em:

  • produzir materiais educacionais que correspondam às necessidades dos seus leitores e utilizadores visados;

  • trabalhar de forma construtiva com outras partes interessadas no desenvolvimento destes materiais;

  • contribuir para o desenvolvimento de novos materiais e para o melhoramento dos existentes.

O trabalho em “títulos editorialmente desafiantes” envolve:

  • a publicação em línguas locais que diferem marcadamente umas das outras e com importantes diferenças regionais dentro de algumas das próprias línguas, apesar de serem todas línguas bantu;

  • a publicação em línguas locais para as quais são escassos os materiais de referência (dicionários, léxicos, gramáticas) e que, quando existem, foram desenvolvidos recentemente ou estão ainda em processo de desenvolvimento;

  • a publicação em línguas para as quais há um número limitado de tradutores e linguistas especializados;

  • a publicação em línguas nas quais os editores nacionais não são fluentes;

  • a publicação simultânea de cada título em diferentes línguas.

Nos últimos 4 anos (2013 a 2016) a Editora produziu mais de 260 títulos, entre edições originais e reedições, em português e em línguas locais. Em 2015 e 2016 a Editora publicou 103 obras, entre as quais literatura infantil e para adultos, materiais complementares, Ensino Bilingue e Habilidades para a Vida.

Recursos humanos

A Editora trabalha com uma série de colaboradores externos incluindo autores, tradutores e linguístas, ilustradores e desenhadores gráficos. O trabalho com colaboradores externos é uma maneira comprovada de ajustar os recursos humanos ao volume de trabalho a ser realizado.

Distribuição

A produção de livros da Editora é distribuída gratuitamente nas zonas rurais das províncias do Niassa, Cabo Delgado, Maputo, Tete, Nampula e Zambézia em apoio aos programas da PROGRESSO, conforme acordado com os financiadores. Algumas tiragens extras são distribuídas e vendidas através da Kapicua, um distribuidor nacional de livros.

Destaques

  • Estabelecido em 2001

  • Mais que 260 títulos produzidos

  • 103 obras publicados