Objectivo que responde no programa de Desenvolvimento da Progresso
Promover a saúde preventiva comunitária e o acesso a serviços de saúde essenciais e de qualidade através da educação e práticas.
Objectivo geral
Aumentar a notificação de casos de TB (por 100000 hab) de 340 em 2019 para 402 em 2023, bem como a percentagem de PVHS que conhecem o seu sero estado para 95% ate 2025.
Resultados esperados
Racional do projecto
Moçambique está entre os 30 países com alta carga de TB, TB/HIV e TB resistente a medicamentos (DR-TB). Apesar disso, o país registou avanços na notificação de casos de TB, passando de 53.585 em 2013 para 93.402 em 2018, com taxa de sucesso do tratamento de 90%. As melhorias na notificação de TB são resultado do envolvimento de OSC que, por meio de sua rede de ACS, contribuem para encontrar os casos de TB ausentes.
Dados do projecto