UHOSHA

UHOSHA2023-05-30T07:47:53+00:00

Project Description

Objectivo geral

Melhorar o aproveitamento pedagógico e reduzir a desistência escolar no ensino primário (5ª e 7ª classes), em particular entre as raparigas e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) na cidade de Pemba

Resultados esperados

  • 250 jovens, com prioridade para raparigas e alunos com NEE, em risco de reprovar e/ou de desistir da escola, terminam com sucesso o ciclo de ensino em que se encontram (5ª ou 7ª classe)

  • Capacidade institucional das instituições de educação, da Progresso e de outras organizações da sociedade civil reforçada

Principais actividades

  • 7ª classes para alunos em risco de abandonar (nas 4 escolas da cidade de Pemba);
  • Realizar Acções de advocacia: produção de cartazes e brochuras sobre direitos das pessoas portadoras de deficiências ;
  • Realizar visitas conjuntas (DPEDH, SDEJT e PROGRESSO) para supervisão e superação pedagógica as aulas de explicação;
  • Provisão de material kit para os professores que vão lecionar as aulas de explicação;
  • Realização da Reunião pública alargado para divulgar resultados do projecto e direitos das pessoas deficientes.

Racional do projecto

“UHOSHA ” é um projecto de educação, concebido e implementado pela Associação PROGRESSO sob o financiamento  do Sindicato  de estudantes  de Helsinkia (AEUE- Filandia ) . Trata-se de um projecto com duração de 4  anos , Outubro de 2019  a  Fevereiro /2023 que tem como objectivo “  Melhorar o aproveitamento pedagógico  e reduzir  a desistência  escolar no ensino primário ( 5ª e 7ª classes)  ”.

Com efeito, para o alcance do objectivo, a PROGRESSO leva a cabo acções com vista a:

  1. i) melhorar o aproveitamento pedagógico  de alunos através de capacitação dos professores  nas metodologias participativas sensíveis no gênero e no apoio psicossocial para alunos com NEE ;
  2. ii) Realizar aulas  de  aperfeiçoamento para alunos  e alunas  da  5ª e 7ª classes com NEE;

iii) Reforçar  as capacidades  institucional  das instituições de educação  e de outras  organizações da sociedade civil através de  capacitação  de trabalhadores  da PROGRESSO, e de organizações locais ,técnicos da Educação e acção Social na legislação  e políticas  relacionadas  com a inclusão de pessoas com Necessidades educativas especiais   e  criação de  de parcerias  com organizações sociais  locais  para reforçar  trabalha em redes com vista a desenvolver acções de advocacia para aumentar a participação  dos jovens  em particular raparigas  com NEE.

O projecto é implementado em 4 escolas, na cidade de Pemba , e tem como grupo alvo (250) alunos que frequentam de 5ª a 7ª classe nas escolas visadas.  Os beneficiários primários do projecto são (250)  jovens  em risco de abandonar  os estudos , com prioridade para raparigas e deficientes, crianças e jovens que encontram-se fora  da escola mas que desistiram na ultima classe  do ciclo 5ª a 7ª classe. (15) professores  e técnicos , (30)  trabalhadores das PROGRESSO, organizações locais,e técnicos da Educação.

Dados do projecto

  • Outubro de 2019- Fevereiro 2023

  • Sindicato  de estudantes  de Helsinkia

  • DPEDH da província de Cabo Delgado ; SDEJT da cidade de Pemba.

  • Cabo Delgado