Project Description
Objectivo geral
Melhorar o aproveitamento pedagógico e reduzir a desistência escolar no ensino primário (5ª e 7ª classes), em particular entre as raparigas e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) na cidade de Pemba
Resultados esperados
250 jovens, com prioridade para raparigas e alunos com NEE, em risco de reprovar e/ou de desistir da escola, terminam com sucesso o ciclo de ensino em que se encontram (5ª ou 7ª classe)
Capacidade institucional das instituições de educação, da Progresso e de outras organizações da sociedade civil reforçada
Principais actividades
- 7ª classes para alunos em risco de abandonar (nas 4 escolas da cidade de Pemba);
- Realizar Acções de advocacia: produção de cartazes e brochuras sobre direitos das pessoas portadoras de deficiências ;
- Realizar visitas conjuntas (DPEDH, SDEJT e PROGRESSO) para supervisão e superação pedagógica as aulas de explicação;
- Provisão de material kit para os professores que vão lecionar as aulas de explicação;
- Realização da Reunião pública alargado para divulgar resultados do projecto e direitos das pessoas deficientes.
Racional do projecto
“UHOSHA ” é um projecto de educação, concebido e implementado pela Associação PROGRESSO sob o financiamento do Sindicato de estudantes de Helsinkia (AEUE- Filandia ) . Trata-se de um projecto com duração de 4 anos , Outubro de 2019 a Fevereiro /2023 que tem como objectivo “ Melhorar o aproveitamento pedagógico e reduzir a desistência escolar no ensino primário ( 5ª e 7ª classes) ”.
Com efeito, para o alcance do objectivo, a PROGRESSO leva a cabo acções com vista a:
- i) melhorar o aproveitamento pedagógico de alunos através de capacitação dos professores nas metodologias participativas sensíveis no gênero e no apoio psicossocial para alunos com NEE ;
- ii) Realizar aulas de aperfeiçoamento para alunos e alunas da 5ª e 7ª classes com NEE;
iii) Reforçar as capacidades institucional das instituições de educação e de outras organizações da sociedade civil através de capacitação de trabalhadores da PROGRESSO, e de organizações locais ,técnicos da Educação e acção Social na legislação e políticas relacionadas com a inclusão de pessoas com Necessidades educativas especiais e criação de de parcerias com organizações sociais locais para reforçar trabalha em redes com vista a desenvolver acções de advocacia para aumentar a participação dos jovens em particular raparigas com NEE.
O projecto é implementado em 4 escolas, na cidade de Pemba , e tem como grupo alvo (250) alunos que frequentam de 5ª a 7ª classe nas escolas visadas. Os beneficiários primários do projecto são (250) jovens em risco de abandonar os estudos , com prioridade para raparigas e deficientes, crianças e jovens que encontram-se fora da escola mas que desistiram na ultima classe do ciclo 5ª a 7ª classe. (15) professores e técnicos , (30) trabalhadores das PROGRESSO, organizações locais,e técnicos da Educação.
Dados do projecto
Outubro de 2019- Fevereiro 2023
Sindicato de estudantes de Helsinkia
DPEDH da província de Cabo Delgado ; SDEJT da cidade de Pemba.
Cabo Delgado