Prestação de Serviços de Nutrição Baseados na Comunidade

//Prestação de Serviços de Nutrição Baseados na Comunidade
Prestação de Serviços de Nutrição Baseados na Comunidade2018-07-10T09:07:13+00:00

Project Description

Objectivo Programa de Desenvolvimento da Progresso

Promover a saúde comunitária preventiva através da educação e práticas, particularmente em: Nutrição (preparação de alimentos para bebé, crianças e mulheres grávidas, suplementos nutricionais).

Objectivo geral

Melhorar os actuais níveis de desnutrição crónica em oito (8) distritos alvo, na Província de Cabo Delgado, através da geração de resultados nutricionais melhorados em mais de 80% dos cerca de 221.971 beneficiários directos (mulheres grávidas e lactantes, crianças menores de 2 anos e adolescentes femininas).

Resultados esperados

  • Informar e mobilizar comunidades sobre os objetivos do projecto;

  • Identificar, seleccionar e treinar todos os trabalhadores comunitários de saúde (APE’s, Promotores e voluntários comunitários);

  • Implementar o pacote de prestação dos serviços de nutrição nas comunidades beneficiárias do projecto de nutrição;

  • Seleccionar, traduzir, reproduzir e distribuir materiais de Informação, Educação e Comunicação (IEC) / Comunicação para Mudança de Comportamento (CMC).

Racional do projecto

Dados da provincia de Cabo Delgado indicam que esta província têm a taxa mais elevada (> 50%), 15% dos recém-nascidos têm BPN, indicador da saúde e nutrição materna e do recém-nascido. Cerca de 69% das crianças de 6-59 meses tem deficiência de vit.”A” e 14% das mulheres grávidas.  Cerca de 75% das crianças dos 6-24 meses de idade e mais de metade das mulheres grávidas tem anemia. Os distritos do interior de Cabo Delgado, onde a ingestão de proteínas tende a ser comparativamente baixa devido a menores níveis de consumo de peixe, enfrentam problemas de desnutrição ainda mais aguda, fornecendo uma justificativa para implementação do projecto nesta provincia.

Dados do projecto

  • 1 Dezembro 2014 – 31 Dezembro 2017

  • Banco Mundial

  • Ministério da Saúde, Fundação Aga Khan e Fundação Contra a Fome (Food for the Hungry)

  • Província de Cabo Delgado: distritos de Mueda e Muidumbe