Project Description
Objectivo geral
Melhorar o empoderamento e resultados de aprendizagem de raparigas na faixa etária dos 10-19 anos de idade, nas províncias de Nampula e Niassa.
Resultados esperados
Espera-se mudança de comportamento e práticas entre famílias, homens e comunidades (incluindo líderes religiosos) que promovem e apoiam os direitos das mulheres e meninas, especialmente o direito à educação
Aumento da autoconfiança, poder de tomada de decisão e liderança exercida por raparigas para buscar ou ter acesso a educação
Fornecimento aprimorado de ambientes de aprendizagem seguros e de apoio que desenvolvem as habilidades e competências de raparigas e que haja sensibilidade às suas necessidades específicas.
Principais actividades
- Treinar provedores de ritos de iniciação sobre os direitos da criança, proteção da criança, igualdade de gênero e
empoderamento das meninas e como mudar as práticas e mensagens de acordo com a idade das crianças e o tempo das cerimônias dos ritos de iniciação; - Realizar eventos comunitários (ou seja, dias de contação de histórias) para promover as bibliotecas, mostrar o valor da educação e envolver meninas e crianças com deficiência;
- Treinar Conselhos de Escola em administração escolar, grupos de interesse comunitário, professores e alunos sobre políticas de tolerância zero, direitos da criança e denúncia de casos de abuso;
- Estabeler grupo de pais / responsáveis, líderes comunitários e outros interessados em se envolver em questões de qualidade educacional em suas comunidades,
- Desenvolver um processo no nível da escola, vinculado a planos de melhoria, para fortalecer os mecanismos de relatório de atrasos e faltas de professores e reduzir o absenteísmo;
- Divulgar informações do Despacho 435 GM / MINEDH / 2018 para sensibilizar as comunidades sobre os direitos de meninas grávidas e mães jovens de frequentar a escola;
- Treinar membros do Parlamento Infantil para formular um plano de advocacia, incluindo as questões relacionadas às barreiras das meninas para frequentar a escola;
- Realização de treinamento para autoridades educacionais sobre as melhores práticas para supervisão / apoio escolar;
- Adquirir materiais adicionais com base na avaliação do aluno, incluindo livros didáticos de educação bilíngue e materiais adaptados para as necessidades dos alunos com deficiência;
- Oferecer programas de estratégia ECB (Educação Baseada na Comunidade) para jovens fora da escola para apoiar suas competências de literacia e numeracia;
- Apoio às meninas fora da escola para reingressar no sistema escolar formal após a formatura;
- Fornecer programa de bolsa de estudos e / ou referências para programas existentes nas comunidades-alvo (critérios de elegibilidade TBC com base em avaliação e consultas);
- Apoiar adolescentes e mães jovens para obter documentos de identificação nacionais;
- Condução de feiras de educação feminina (ou seja, festivais de leitura, desporto, peças de teatro) com mensagens transformadoras de gênero;
- Treinamento dos membros do Parlamento Infantil para formular um plano de advocacia, incluindo as questões relacionadas às barreiras das meninas para frequentar a escola.
Racional do projecto
Está previsto do que o projecto apoia 140 escolas primárias completas (EPC) e Escolas Secundarias Espera-se maior empoderamento e melhores resultados de aprendizagem das raparigas na faixa etária dos 10-19 anos de idade, nas províncias de Nampula e Niassa.
Espera-se mudança de comportamento e práticas entre famílias, homens e comunidades (incluindo líderes religiosos) que promovem e apoiam os direitos das mulheres e meninas, especialmente o direito à educação.
Aumento da autoconfiança, poder de tomada de decisão e liderança exercida por raparigas para buscar ou ter acesso a educação.
Fornecimento aprimorado de ambientes de aprendizagem seguros e de apoio que desenvolvem as habilidades e competências de raparigas e que haja sensibilidade às suas necessidades específicas.
Dados do projecto
11 Ago 2021 – 31 Julho 2026
Governo do Canadá (GAC)
De implementação: Save the Chlidren, UATAF, United Porpuse,
Técnicos: Girl Move Academy, Ajodemo
Estratégico: Governo de Moçambique
Nampula e Niassa